Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132012000200003

ISSN

1980-850X

Autores

Luciana Massi, Salete Linhares Queiroz,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.

Referência(s)