Artigo Produção Nacional

Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 29; Issue: 48 Linguagem: Português

10.5380/educar.v0i48.24680

ISSN

1984-0411

Autores

Flávia Brocchetto Ramos, Marília Forgearini Nunes,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presenca da ilustracao associada a palavra. No entanto, avaliar se essa ilustracao possui um valor artistico-estetico que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construcao de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, sao duvidas que podem surgir na analise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questao a partir da descricao e analise da capa de duas edicoes — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse... , um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graca Lima respectivamente. A partir dessa analise discutem-se os conceitos de arte e estetica (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relacao ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiencia da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiotica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder a pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustracao do livro infantil seja avaliada a partir da construcao de sentido decorrente da relacao leitor-texto no processo de leitura da ilustracao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX