
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 29; Issue: 48 Linguagem: Português
10.5380/educar.v0i48.24680
ISSN1984-0411
AutoresFlávia Brocchetto Ramos, Marília Forgearini Nunes,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presenca da ilustracao associada a palavra. No entanto, avaliar se essa ilustracao possui um valor artistico-estetico que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construcao de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, sao duvidas que podem surgir na analise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questao a partir da descricao e analise da capa de duas edicoes — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse... , um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graca Lima respectivamente. A partir dessa analise discutem-se os conceitos de arte e estetica (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relacao ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiencia da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiotica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder a pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustracao do livro infantil seja avaliada a partir da construcao de sentido decorrente da relacao leitor-texto no processo de leitura da ilustracao.
Referência(s)