
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 37 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40602010000200010
ISSN1984-0411
AutoresNelson De Luca Pretto, Nicia Cristina Rocha Riccio,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.
Referência(s)