Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV

2004; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 31; Issue: 22 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597

ISSN

2316-7114

Autores

R. Pucci,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.

Referência(s)