
Julgamento moral: estudo comparativo entre crianças institucionalizadas e crianças de comunidade de baixa renda com relação à emergência do sentimento de culpa
1999; Springer Science+Business Media; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79721999000100004
ISSN1678-7153
AutoresHelga Loos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Fabíola C. Vasconcelos,
Tópico(s)Child Abuse and Trauma
ResumoA culpa, um importante aspecto afetivo do desenvolvimento moral, tem sido utilizada como um de seus principais indicadores. Nas crianças, a culpa aprimora-se gradualmente, sendo influenciada pelos modelos de moralidade e métodos disciplinares aos quais estão expostas (Harris, 1989). O presente estudo buscou verificar possíveis diferenças na emergência do sentimento de culpa entre 32 meninos (6-12 anos) provenientes de grupos distintos, sendo 16 de comunidade carente e 16 de instituição que atende crianças sob risco e abandono. Utilizaram-se tarefas de checagem do reconhecimento de emoções, julgamento de personagem em situação de dano acidental e intencional, e relato de episódio pessoal envolvendo culpa, além de entrevista exploratória dos modelos de moralidade com os quais convivem as crianças. Encontraram-se concepções distintas de culpa, classificadas nos níveis "ser apontado como culpado", "ter culpa" e "sentir culpa". A idade parece determinar tais concepções, enquanto o grupo de origem não se mostra significativamente influenciador, talvez porque os dois grupos compartilhem diversas características.
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