Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura

2002; Springer Science+Business Media; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722002000300009

ISSN

1678-7153

Autores

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Ricardo Primi, Fernanda Taxa, Claudette Maria Medeiros Vendramini,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

Este trabalho investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação da compreensão em leitura utilizando a técnica de Cloze. Participaram 612 estudantes ingressantes de quatro cursos de uma universidade particular, cuja tarefa era preencher a lacuna do texto com a palavra que julgassem mais apropriada. Observou-se um bom ajuste ao modelo de dois parâmetros da Teoria de Resposta ao Item, sendo que a escala formada pela soma do número de lacunas corretamente completadas provou possuir consistência interna alta (KR-20 = 0,84). Os itens formaram dois grupos em razão da dificuldade: um grupo com itens muito fáceis e outro com itens muito difíceis. Parte da variabilidade dos índices de dificuldade pôde ser explicada pela classe gramatical da palavra a ser descoberta (r=0,62, p <0,001). Do maior ao menor nível de complexidade foram observados: adjetivos, verbos, advérbios, substantivos, pronome, preposição e artigo. Analisando-se os processos cognitivos que poderiam explicar as diferenças de dificuldade correlacionadas com as classes gramaticais e aliando-se a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), discutiu-se o avanço das interpretações de proficiência em leitura referenciadas nos itens.

Referência(s)
Altmetric
PlumX