
<b>A “Normalidade”: conceito de quantas faces?</b>
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 25; Issue: 44 Linguagem: Português
10.5902/1984686x6874
ISSN1984-686X
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
Resumohttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X6874O presente trabalho tem a intenção de analisar como o conceito de “normalidade”, desdobrado em normal e anormal vem se organizando em nosso tempo, tendo como base o pensamento de Canguilhem e Foucault. A partir da perspectiva teórica de análise, reconheço evidências de um processo de biologização do viver que se reatualiza e toma novos contornos nos últimos anos através do processo de medicalização. A medicalização é o dispositivo de controle atual e não se reduz ao ato de prescrever medicação, mas podemos pensá-la também como engrenagem, como máquina que transforma a vida em objeto. Como evidência de análise é descrita uma cena escolar com a intenção de operar com os conceitos trabalhados. A Cena em questão foi colhida no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O discurso escolar produz modos de agir e de viver na escola, mas tomaação intencional sobre eles?Palavras-chave: Normalidade; Educação especial; Medicalização.
Referência(s)