
Internet e educação ao paciente
2011; Georg Thieme Verlag; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1809-48722011000400017
ISSN1809-4872
AutoresBárbara Guimarães Bastos, Déborah Viviane Ferrari,
Tópico(s)Health Literacy and Information Accessibility
ResumoINTRODUÇÃO: O processo de educação ao paciente tem como objetivos melhorar o conhecimento e habilidade do paciente e/ou família de forma a influenciar as atitudes e comportamentos necessários para manter ou melhorar a saúde. Deve ser uma parte integral da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, podendo isto ocorrer por meio da comunicação interpessoal e outros diferentes meios como panfletos, manuais e, mais recentemente, recursos computacionais. OBJETIVO: Este artigo de atualização aborda a educação ao paciente e as potencialidades da internet para este processo, apresentando ainda algumas iniciativas na área da audiologia. DISCUSSÃO: As informações relacionadas à saúde são populares na internet, e incluem websites interativos, portais, e-mails, aplicações de telessaúde, entre outros. A educação de pacientes apoiada pela internet pode contribuir para solucionar um grande desafio ético, político e econômico: o problema de conciliar as necessidades e expectativas dos pacientes com as características e limitações do sistema de saúde. Embora a utilização da internet para a educação ao paciente seja promissora, esta não é uma solução que deve ser utilizada sem planejamento cuidadoso, monitoramento e avaliação. Na audiologia existem poucas iniciativas com o uso de e-mails e websites para complementação da educação ao paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os profissionais da saúde, incluindo os fonoaudiólogos, devem verificar se seus pacientes utilizam recursos da internet, reconhecer esta mudança de comportamento e preparar-se não só para discutir as informações obtidas com o paciente, mas também sugerir websites com informações confiáveis e auxiliá-los a avaliar a qualidade das informações disponíveis online.
Referência(s)