Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem

2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022010000100003

ISSN

1981-5271

Autores

María José Sanches Marín, Edna Flor Guimarães Lima, Ana Beatriz Paviotti, Daniel Tsuji Matsuyama, Larissa Karoline Dias da Silva, Carina Soledad González González, Suelaine Druzian, Mércia Ilias,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem vem ocorrendo na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) há mais de uma década. O presente estudo analisa as fortalezas e fragilidades dos métodos ativos de aprendizagem na ótica dos estudantes. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas com estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina. Os dados foram interpretados por meio dos parâmetros da hermenêutica dialética. Os sentidos extraídos das falas dos estudantes indicam que as metodologias ativas estimulam o estudo constante, a independência e a responsabilidade, possibilitam a integração das dimensões biopsicossociais, preparam para o trabalho em equipe e aproximam os alunos dos usuários e da equipe. No entanto, nem todos estão preparados para isso; algumas vezes, sentem-se perdidos em busca de conhecimentos, além de apresentarem dificuldades quanto a sua inserção na equipe de saúde. A construção de novos modelos de aprendizagem requer constante empenho, visando ao seu aperfeiçoamento.

Referência(s)