
Componentes do peso vivo em cordeiros da raça Corriedale
1996; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-84781996000300025
ISSN1678-4596
AutoresJosé Carlos da Silveira Osório, Pedro Osório Jardim, Marcelo Alves Pimentel, Juvêncio Luís Osório Fernandes Pouey, Werner Erwin Lüder, Clóvis José Cardoso de Ávila,
Tópico(s)Genetic and phenotypic traits in livestock
ResumoObjetivando subsídio para uma comercialização baseada no animal como um todo, o presente estudo compara os componentes do peso vivo de cordeiros machos castrados e fêmeas, da raça Corriedale, abatidos em três épocas/idade. Foram abatidos 60 cordeiros, criados em condições extensivas de campo nativo na região de Aceguá, município de Bagé-RS-Brasil. Os cordeiros nasceram no mês de agosto de 1994 e foram abatidos em 03/04/95 (10 machos e 10 fêmeas), 08/05/95 (10 machos e 10 fêmeas) e em 05/06/95 (10 machos e 10 fêmeas); tendo como critério de escolha para abate os cordeiros mais pesados. Em valores absolutos, kg, a época/idade de abate influiu sobre o peso vivo, carcaça, vísceras verdes, cabeça, patas, pulmões com traquéia, coração e rins; sendo que em percentagem em relação ao peso vivo, a época/idade afetou o pelego, cabeça, pulmões com traquéia, coração e rins. Os cordeiros abatidos em abril apresentaram um peso vivo e de carcaça superiores aos abatidos em maio e estes superiores aos abatidos em junho. Os cordeiros mais pesados, com exceção do coração, apresentaram maiores pesos de seus componentes. Foi verificado um efeito de sexo sobre o peso vivo, vísceras verdes, cabeça, patas, fígado e rins, em valores absolutos. Em valores percentuais, o efeito foi detectado para vísceras verdes, patas e fígado. Tanto em valores absolutos como percentuais, os machos foram superiores as fêmeas. Conclui-se que existe um efeito individual altamente significativo sobre o peso vivo e seus componentes; assim como, o sexo também é um fator que deve ser considerado para obtenção de carcaças uniformes, aspecto importante para a comercialização e colocação do produto no mercado.
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