Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur como referencial metodológico numa pesquisa de ensino em enfermagem

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002009000100016

ISSN

1982-0194

Autores

Marlene Gomes Terra, Lúcia Hisako Takase Gonçalves, Evangelia Kotzias Altherino dos Santos, A.L. Erdmann,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Este artigo descreve as principais idéias compreensivo-hermenêuticas de Paul Ricoeur utilizadas como referencial teórico-metodológico na tese "Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty". A Pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica mostrou-se adequada, por desvelar os aspectos subjetivos, por meio das entrevistas. O olhar aberto, flexível e particular na intersubjetividade com os entrevistados criou as condições para formulação de categorias de análise possibilitando revelar os significados da sensibilidade. O texto mostra a importância desse referencial, numa pesquisa de ensino em enfermagem, por estar fundamentado na construção de uma ontologia sempre desafiante e criativa do pesquisador.

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