
Fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur como referencial metodológico numa pesquisa de ensino em enfermagem
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002009000100016
ISSN1982-0194
AutoresMarlene Gomes Terra, Lúcia Hisako Takase Gonçalves, Evangelia Kotzias Altherino dos Santos, A.L. Erdmann,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoEste artigo descreve as principais idéias compreensivo-hermenêuticas de Paul Ricoeur utilizadas como referencial teórico-metodológico na tese "Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty". A Pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica mostrou-se adequada, por desvelar os aspectos subjetivos, por meio das entrevistas. O olhar aberto, flexível e particular na intersubjetividade com os entrevistados criou as condições para formulação de categorias de análise possibilitando revelar os significados da sensibilidade. O texto mostra a importância desse referencial, numa pesquisa de ensino em enfermagem, por estar fundamentado na construção de uma ontologia sempre desafiante e criativa do pesquisador.
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