Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O ensino da contabilidade no curso de administração de empresa: a percepção do corpo discente das disciplinas de contabilidade na sua formação acadêmica

2012; Linguagem: Português

10.14392/asaa/2012050106

ISSN

1983-8611

Autores

Gilberto Crispim, Luis Carlos Miranda,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a percepcao do corpo discente do curso de Administracao de Empresas, sobre a importância das disciplinas de contabilidade para sua formacao academica. O assunto torna-se relevante em razao dessas disciplinas oferecerem subsidios de leitura e interpretacao para esses alunos, os quais irao precisar nas suas tomadas de decisoes nas organizacoes. Para realizacao do estudo foi aplicado 586 questionarios aos alunos cursando do 7o ao 10o periodo, em 21 Instituicoes de Ensino Superior (IES), compreendendo 3 Universidades Federais e 18 faculdades particulares nos Estados de Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. A conclusao apresentada por esse estudo e que a didatica e a enfase aplicada pelo corpo docente das IES pesquisadas, diferentemente do resultado apresentado sobre o ensino de custos no curso de administracao da universidade do oeste de Santa Catarina, restringe-se ao debito, credito e razonete contabil, com pouca e nenhuma enfase nos aspectos gerenciais e decisorias, que os relatorios gerados pela contabilidade podem oferecer.

Referência(s)