Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CDs como lentes difrativas

2010; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172010000200007

ISSN

1806-9126

Autores

Francisco Catelli, Helena Libardi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Atividades didáticas que envolvem o uso de CDs como redes de difração não são novidade. A confecção de espectroscópios simples e a projeção de espectros para grandes audiências são algumas das sugestões de uso. Neste trabalho, é sugerido o uso de um retroprojetor como fonte de luz, munido de uma fenda circular. As vantagens desta montagem vão da interpretação bastante simples da figura de difração obtida ao estudo dos CDs como "lentes difrativas". Uma variante da montagem aqui sugerida permite a medida acurada da distância entre trilhas adjacentes de um CD gravável. Os dividendos didáticos que podem ser auferidos a partir da exploração de objetos do quotidiano (neste caso, o CD) vão da aprendizagem ativa a "resolução" destes objetos como geradores de reflexão, indagação e conscientização.

Referência(s)