El enfoque de la Cartografia Social para el analisis de debates sobre polIticas educativas
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
10.5212/praxeduc.v.4i2.159168
ISSN1809-4309
AutoresCésar Tello, Jorge M. Gorostiaga,
Tópico(s)Geography and Education Methods
ResumoO enfoque da Cartografia Social para a analise de debates sobre politicas educacionais Este artigo descreve as principais caracteristicas do enfoque da cartografia social para o estudo e analise das politicas educacionais. Uma das questoes centrais da cartografia social e que ela permite visualizar – e eventualmente integrar – diferentes perspectivas que conceitualizam o fenomeno e verificar como essas perspectivas se integram ou se inter-relacionam. A cartografia social como enfoque tem seu potencial para a analise das politicas educacionais na busca de implicacoes da multiplicidade de discursos ou perspectivas discursivas, assim como sua inter-relacao, constituindo-se como uma ferramenta de analise sumamente valiosa que pode ser combinada com outros metodos e tecnicas para o estudo critico de diversos problemas educacionais. Palavras-chave: Cartografia social. Pesquisa. Politicas educacionais. Resumen Este articulo describe las principales caracteristicas del enfoque de la cartografia social para el estudio y analisis de las politicas educativas. Una de las cuestiones centrales de la cartografia social es que permite visualizar – y eventualmente integrar – diferentes perspectivas que conceptualizan el fenomeno, y como estas interactuan o se interrelacionan. La cartografia social como enfoque tiene su potencia para el analisis de las politicas educativas en la busqueda de las implicancias de la multiplicidad de discursos o perspectivas discursivas, asi como su interrelacion, constituyendose como una herramienta de analisis sumamente valiosa que puede ser combinada con otros metodos y tecnicas para el estudio critico de diversos problemas educativos. Palabras Claves: Cartografia social. Investigacion. Politicas Educativas. Abstract The contributions of Social Cartography approach to education policy analysis This article describes the main features of social cartography to the study and analysis of educational policies. One of the main advantages of social cartography is that it allows the visualization – and eventually the integration – of different perspectives that conceptualize the phenomenon being investigated and verifies these perspectives as they integrate and relate to one another. Social cartography has the potential for the analysis of educational policies in search of the implications of the various discourse or discursive perspectives as well as their inter-relation. Therefore, social cartography becomes a valuable tool for analysis that can be combined with other methods and techniques for investigating numerous educational problems. Keywords: Social cartography. Research. Educational policies.
Referência(s)