Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica

2009; Springer Science+Business Media; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722009000300013

ISSN

1678-7153

Autores

Laïs de Toledo Krücken Pereira, Dalva Maria Alves Godoy, Denise Terçariol,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área.

Referência(s)