
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica
2009; Springer Science+Business Media; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722009000300013
ISSN1678-7153
AutoresLaïs de Toledo Krücken Pereira, Dalva Maria Alves Godoy, Denise Terçariol,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área.
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