
A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras
2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-63982003000100010
ISSN1984-6398
AutoresRegina Lúcia Péret Dell’Isola, Matilde V. R. Scaramucci, Margarete Schlatter, Norimar Júdice,
Tópico(s)Second Language Learning and Teaching
ResumoNeste artigo apresentamos o perfil do exame de proficiência em Língua Portuguesa, instituído pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, denominado CELPE-Bras. Trata-se da proposta oficial brasileira que permite efetuar exames de Português Língua Estrangeira (PLE) em qualquer parte do mundo, desde que exista um Centro reconhecido e credenciado pelo MEC. O exame, de natureza comunicativa, é uma proposta inovadora. Em nossa exposição, apresentaremos o objetivo, a natureza e o formato do exame; abordaremos os textos selecionados e os níveis de certificação instituídos; trataremos da crescente demanda ao exame e da nossa preocupação com o efeito retroativo do CELPE-Bras no ensino de PLE no Brasil e no exterior.
Referência(s)