Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro

2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 82 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362014000100004

ISSN

1809-4465

Autores

Cláudia da Mota Darós Parente,

Tópico(s)

Global Educational Reforms and Inequalities

Resumo

O estudo sistematiza pesquisas e experiências sobre a multisseriação em países desenvolvidos e em desenvolvimento, por meio de uma revisão da literatura internacional, analisando suas opções político-pedagógicas. Evidencia-se que a multisseriação, no caso brasileiro, é resultado de uma necessidade e não uma opção pedagógica. Porém, a multisseriação proveniente de uma necessidade deve avançar para a busca de alternativas pedagógicas. Compreendendo a multidirecionalidade das opções político-pedagógicas em qualquer forma de organização escolar, defendemos que a política educacional brasileira deve abdicar da simples negação à multisseriação, buscando investigar experiências e investir na construção de alternativas que garantam o acesso à educação de qualidade a todos.

Referência(s)