
A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
2008; Springer Science+Business Media; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722008000200003
ISSN1678-7153
AutoresBrígido Vizeu Camargo, Andréa Barbará, Raquel Bertoldo,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.
Referência(s)