Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alterações na distribuição de potência cortical em função da consolidação da memória no aprendizado de datilografia

2004; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 62; Issue: 3a Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x2004000400018

ISSN

1678-4227

Autores

Marlo Cunha, Víctor Hugo Bastos, Heloisa Veiga, Maurício Cagy, Kaleb McDowell, Vernon Furtado, Roberto Piedade, Pedro Ribeiro,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar alterações nos padrões eletroencefalográficos de sujeitos normais e destros durante o aprendizado de uma tarefa motora (datilografia). Estudos têm demonstrado que o córtex cerebral é susceptível a modificações durante a aprendizagem e que alterações nos padrões elétricos corticais ocorrem em função da aquisição de uma habilidade motora e da consolidação da memória. Assim, a atividade elétrica cortical dos sujeitos foi analisada antes e depois da prática motora. Os dados foram captados pelo "Braintech" 3000 e analisados pelo programa "Neurometrics". Para a análise estatística, variáveis comportamentais tais como tempo e erro, foram analisadas através do teste ANOVA "one-way" (diferenças entre blocos). Em seguida, foi utilizado um Teste-t pareado para os pares de eletrodos CZ-C3/CZ-C4, nas bandas de freqüência teta e alfa. Os resultados principais demonstraram mudança na performance através das variáveis comportamentais "tempo" e "número de erros". Concomitantemente, não foram observadas alterações na variável neurofisiológica "Potência Absoluta" na banda teta. Em contrapartida, houve um aumento significativo na banda alfa em áreas centrais (CZ-C3/CZ-C4). Tais resultados sugerem uma adaptação do córtex sensório-motor em função do treinamento de datilografia.

Referência(s)