Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português

10.1590/1982-25542014216497

ISSN

1982-2553

Autores

Andréa França Martins, Patrícia Machado,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performativamente a falta - de documentos, de memória, de imagens. Uma longa viagem e Que bom te ver viva (ambos de Lucia Murat), entre outros, serão analisados a partir dessas questões.

Referência(s)