Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico

2009; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 14; Issue: 42 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782009000300010

ISSN

1809-449X

Autores

Ana Lúcia Félix dos Santos, Janete Maria Lins de Azevedo,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

Este artigo problematiza especificidades que cercam o campo acadêmico da educação, focalizando o modo como nele se apresenta o subcampo composto pelos estudos sobre a temática política educacional. Para tanto, parte de breve abordagem histórica sobre a constituição da pós-graduação no Brasil, com ênfase nas políticas voltadas para a pós-graduação em educação. Considera-se que os cursos de mestrado e doutorado representam um lugar privilegiado de produção do conhecimento, dada a centralidade que nelesdeve assumir a pesquisa científica.Procura-se analisar a inserção e a evolução da pesquisa educacional nesse processo, o que, por seu turno, é usado como estratégia com vista a apontar o lugar dos estudos sobre o tema política educacional nos programas de pós-graduação em educação, particularmente no Nordeste.

Referência(s)