Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos

2004; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552004000300007

ISSN

1982-7849

Autores

Ana Cristina Braga Martes, Carlos Larrinaga Rodríguez,

Tópico(s)

Taxation and Compliance Studies

Resumo

O presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.

Referência(s)