Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade

2000; SciELO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-88392000000200005

ISSN

1806-9452

Autores

Paulo Ghiraldelli,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.

Referência(s)