
A mídia especializada e a cultura do management
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português
10.1590/s1984-92302006000300006
ISSN1984-9230
AutoresThomaz Wood, Ana Paula Paes de Paula,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo, procuramos contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura popular de gestão, que compreende livros e revistas produzidos pela mídia de negócios para consumo rápido dos leitores. Nós estudamos quatro revistas, sendo três produzidas no Brasil e uma internacional. Nosso objetivo é produzir um retrato sobre a orientação e o conteúdo deste tipo de literatura e mostrar que a mídia de negócios auxilia na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos a Teoria da Convergência Simbólica e a Análise do Tema de Fantasia. Buscamos, assim, demonstrar que visões partilhadas em pequenos grupos sobre o management estão atingindo as organizações por meio da mídia de negócios, ajudando a consolidar a cultura do management.
Referência(s)