
Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo
2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 68 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362010000300002
ISSN1809-4465
AutoresAfonso Galvão, Cândido Alberto Gomes, Clélia de Freitas Capanema, Geraldo Caliman, Jacira Câmara,
Tópico(s)Bullying, Victimization, and Aggression
ResumoEste trabalho apresenta os resultados de uma série de pesquisas exploratórias com o objetivo de investigar as violências escolares entre alunos e professores e algumas das suas implicações práticas. Utilizando métodos quantitativos e qualitativos, focalizaram casos específicos de estabelecimentos públicos e particulares urbanos. Suas conclusões indicam que a escola se caracteriza ao mesmo tempo como autora, vítima e laboratório para a aprendizagem de violências. A existência de discrepâncias significativas entre os conceitos de violências recomendam o seu debate entre docentes e discentes para pactuar normas e condutas comuns. Para isso, é necessária a gestão escolar democrática, não burocrática, com uma liderança efetiva, além de dinâmicas curriculares significativas para os alunos, que enfatizem valores e emoções, no quadro de mudanças paradigmáticas da educação.
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