Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo

2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 68 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362010000300002

ISSN

1809-4465

Autores

Afonso Galvão, Cândido Alberto Gomes, Clélia de Freitas Capanema, Geraldo Caliman, Jacira Câmara,

Tópico(s)

Bullying, Victimization, and Aggression

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma série de pesquisas exploratórias com o objetivo de investigar as violências escolares entre alunos e professores e algumas das suas implicações práticas. Utilizando métodos quantitativos e qualitativos, focalizaram casos específicos de estabelecimentos públicos e particulares urbanos. Suas conclusões indicam que a escola se caracteriza ao mesmo tempo como autora, vítima e laboratório para a aprendizagem de violências. A existência de discrepâncias significativas entre os conceitos de violências recomendam o seu debate entre docentes e discentes para pactuar normas e condutas comuns. Para isso, é necessária a gestão escolar democrática, não burocrática, com uma liderança efetiva, além de dinâmicas curriculares significativas para os alunos, que enfatizem valores e emoções, no quadro de mudanças paradigmáticas da educação.

Referência(s)