
Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: uma revisão
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722008000400018
ISSN1807-0329
AutoresKaryne de Souza Augusto Rios, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoO objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre trabalho com famílias visando à prevenção de problemas de comportamento infantil. Dentre os modelos de intervenção parental existentes, o presente artigo apresenta estudos de três programas estrangeiros que têm sido reconhecidos pelos seus resultados de efetividade e estruturação do corpo teórico e prático, a saber: Oregon Social Learning Center, Incredible Years e Positive Parenting Program (Triple P). Em relação ao contexto brasileiro, são apresentadas algumas pesquisas que elaboraram e avaliaram ações junto a famílias. Finalmente, é considerado o fenômeno do baixo engajamento de famílias de baixa renda em programas de intervenção parental. O artigo aponta para uma maior necessidade de desenvolvimento de pesquisas no Brasil com vista a ampliar o corpo teórico e prático de trabalho com famílias, bem como para a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que procurem estudar o envolvimento das famílias de baixa renda nos programas.
Referência(s)