Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus
2005; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 12; Issue: suppl Linguagem: Português
10.1590/s0104-59702005000400019
ISSN1678-4758
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoVivemos a globalização e na aldeia global. A eletrônica permite interações sociais antes só imaginadas por prenunciadores como McLuhan. Formas de interação ou uma nova tecedura social são continuamente criadas. Uma nova ótica se instala, onde os termos em que se processam as participações na globalização e transculturação são negociados entre o local e o global. Os processos culturais colocam-se como construções múltiplas - no tempo (memória) e no espaço (multilocalizadas) -, fragmentações reestruturadas e complexificadas. Os significados culturais são construídos por indivíduos e grupos mediados por complexa rede mundializada que não separa a cultura da comunicação. Face ao exposto, a comunicação museológica e a pesquisa de recepção em exposições lidam com as formas de participação dos museus na construção dos significados culturais no mundo globalizado.
Referência(s)