Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental

2012; Universidade de São Francisco; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712012000200003

ISSN

2175-3563

Autores

Denise de Souza Fleith, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar,

Tópico(s)

Art Education and Development

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.

Referência(s)