
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
2012; Universidade de São Francisco; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712012000200003
ISSN2175-3563
AutoresDenise de Souza Fleith, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar,
Tópico(s)Art Education and Development
ResumoO objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.
Referência(s)