Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro

2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022010000100017

ISSN

1981-5271

Autores

Maria Teresa Meirelles Leite, Alda Luiza Carlini, Mônica Parente Ramos, Daniel Sigulem,

Tópico(s)

Medication Adherence and Compliance

Resumo

Com a intensa produção e veiculação de informações científicas, tornou-se difícil para o profissional médico manter-se atualizado com os recursos habituais. A necessidade de conhecer e de participar de processos de formação continuada se impõe. Entre outras iniciativas, a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina lançaram o Programa Nacional de Educação Continuada a Distância para médicos, buscando divulgar o conhecimento produzido nos grandes centros para profissionais de áreas mais remotas ou com reduzida disponibilidade de tempo. Tendo como pressu posto que a Sociedade do Conhecimento requer a formação inicial e continuada de profissionais e de cidadãos com um novo conjunto de competências para atuar com eficiência e responsabilidade, esses programas devem ser desenvolvidos com base em abordagens pedagógicas que efetivamente valorizem, além dos conteúdos de ensino, a disposição para a pesquisa, a autonomia na busca da informação, o espírito colaborativo e a postura ética, entre outras. No intuito de contribuir para essa reflexão, este texto tem por objetivos retomar o processo de formalização da educação médica continuada a distância no Brasil em termos didático-pedagógicos e analisar perspectivas dessas ações educativas.

Referência(s)