Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modelagem tridimensional de pilhas a combustível de óxido sólido

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1517-70762008000300006

ISSN

1517-7076

Autores

Samuel Tadeu de Paula Andrade, Marcos Vinícius Bortolus, Márcia Caldeira Brant, Rosana Zacarias Domingues, Túlio Matencio,

Tópico(s)

Catalysis and Oxidation Reactions

Resumo

A modelagem computacional contribui para o projeto, o dimensionamento e, também, para a avaliação do desempenho de pilhas a combustível de óxido sólido. No entanto, essa modelagem é complexa devido a grande quantidade de fenômenos físicos envolvidos. Além dos fenômenos físicos, as dimensões presentes dificultam a validação dos resultados. Neste trabalho, os canais de um interconector adjacente a um anodo foram modelados visando avaliar o escoamento nesse sistema. A validação dos procedimentos e das considerações foi feita de maneira indireta. O escoamento no interconector foi avaliado através das equações de Navier-Stokes e, no anodo, foi utilizada a Lei de Darcy. A técnica de volumes finitos foi empregada para a solução das equações. Foram utilizados valores típicos de permeabilidade, enquanto viscosidade e densidade foram determinadas numericamente, considerando a mistura de hidrogênio e água. Foi considerado regime permanente e isotropia em relação a todas as propriedades físicas determinadas a várias temperaturas. Foram analisadas as influências no escoamento da razão entre porosidade do anodo e viscosidade da mistura H2 e H2O; da densidade e; da temperatura. Um estudo de como a densidade da malha afeta os resultados também foi realizado. Foi possível notar que, quando a mistura hidrogênio/água penetra no meio poroso, o escoamento sofre uma redução de velocidade, em relação ao valor médio aplicado na entrada. Já a pressão, nessa situação, não apresenta redução significativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX