Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidade e mudança: o passado como ativo estratégico

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 8; Issue: 21 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302001000200003

ISSN

1984-9230

Autores

Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos, Flávio Carvalho de Vasconcelos,

Tópico(s)

Management and Organizational Studies

Resumo

Nós discutiremos em um primeiro momento o conceito de identidade e os mecanismos de construção (e perda) da identidade no trabalho. Discutiremos a seguir a metáfora de Fausto, base teórica para análise de nosso estudo de caso. Nesta pesquisa, realizada em uma empresa de informática francesa, utilizando a metáfora fáustica, ressaltaremos a importância do passado da organização como elemento essencial para a construção de seu futuro, tendo em vista os fenômenos de resistência organizacional normalmente encontrados nos processos de mudança.

Referência(s)
Altmetric
PlumX