Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diagnóstico precoce da surdez na infância

2005; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 3/4 Linguagem: Português

10.11606/issn.2176-7262.v38i3/4p235-244

ISSN

2176-7262

Autores

Myriam Lima Isaac, A Manfredi,

Tópico(s)

Noise Effects and Management

Resumo

A audição é importante na comunicação humana. Perda auditiva na criança pode acarretar distúrbios na aquisição da fala, linguagem e no desenvolvimento emocional, educacional e social. O diagnóstico precoce de deficiência auditiva permite a intervenção e o ideal é que ambos ocorram nos primeiros 6 meses de vida. A triagem auditiva neonatal universal é recomendada pois avalia todos os recém-nascidos e não apenas aqueles com indicadores de risco para perda auditiva. Embora existam testes comportamentais para a avaliação auditiva, os exames ideais são os objetivos, tais como as emissões otoacústicas e os (EOA) potenciais evocados auditivos de tronco cerebral, pois são exames eletrofisiológicos que não dependem da participação da criança, sendo úteis em recém-nascidos e crianças pequenas. As emissões otoacústicas avaliam a função coclear e o potencial auditivo evocado avalia a função auditiva até o tronco cerebral. Ambos são usados na triagem auditiva neonatal embora o registro das EOA seja o mais comum por ser de aplicação mais fácil e rápida.

Referência(s)