Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Formação de professores do ensino superior: o desafio de repensar o fazer pedagógico no contexto das tecnologias e da modalidade semipresencial

2008; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4013/edu.2008.123.5326

ISSN

2177-6210

Autores

Carla Beatris Valentini, Eliana Sacramento Soares, Eliana Rela,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As demandas sociais contemporâneas indicam a necessidade de repensar os processos educativos, a partir de abordagens sistemicas, integradas e multidisciplinares, levando em conta as possibilidades das tecnologias de comunicacao e de informacao como ferramentas pedagogicas. Nesse sentido, esse artigo apresenta consideracoes e reflexoes sobre a formacao de professores no contexto das tecnologias. Discute as acoes e adaptacoes desse movimento, considerando o processo de apropriacao e a insercao da modalidade semipresencial nos cursos de graduacao. Descreve e analisa a proposta de um seminario de formacao de professores, no âmbito do ensino superior, que tem como objetivo capacita-los para o uso de ambientes de aprendizagem informatizados, oferecido na modalidade semipresencial. Destaca alguns norteadores que emergem da analise desse processo de formacao e da implantacao de disciplinas nessa modalidade. Palavras-chave: formacao de professores, tecnologias de informacao e comunicacao (TICs), modalidade semipresencial, ambientes informatizados de aprendizagem, ensino superior.

Referência(s)
Altmetric
PlumX