
Formação de professores do ensino superior: o desafio de repensar o fazer pedagógico no contexto das tecnologias e da modalidade semipresencial
2008; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4013/edu.2008.123.5326
ISSN2177-6210
AutoresCarla Beatris Valentini, Eliana Sacramento Soares, Eliana Rela,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs demandas sociais contemporâneas indicam a necessidade de repensar os processos educativos, a partir de abordagens sistemicas, integradas e multidisciplinares, levando em conta as possibilidades das tecnologias de comunicacao e de informacao como ferramentas pedagogicas. Nesse sentido, esse artigo apresenta consideracoes e reflexoes sobre a formacao de professores no contexto das tecnologias. Discute as acoes e adaptacoes desse movimento, considerando o processo de apropriacao e a insercao da modalidade semipresencial nos cursos de graduacao. Descreve e analisa a proposta de um seminario de formacao de professores, no âmbito do ensino superior, que tem como objetivo capacita-los para o uso de ambientes de aprendizagem informatizados, oferecido na modalidade semipresencial. Destaca alguns norteadores que emergem da analise desse processo de formacao e da implantacao de disciplinas nessa modalidade. Palavras-chave: formacao de professores, tecnologias de informacao e comunicacao (TICs), modalidade semipresencial, ambientes informatizados de aprendizagem, ensino superior.
Referência(s)