
A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
2010; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-56652010000100004
ISSN1980-5438
AutoresLívia Milhomem Januário, Maria Izabel Tafuri,
Tópico(s)Psychotherapy Techniques and Applications
ResumoO artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da "mãe suficientemente boa" como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.
Referência(s)