Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A vida de alunos pescadores da comunidade de Baiacu (Bahia) e sua relação com a escola: dois mundos distintos?

2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320140010010

ISSN

1980-850X

Autores

Nélson Rui Ribas Bejarano, Joana Maria Soler Brunet, Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira, Simone Terezinha Bortoliero,

Tópico(s)

Aquaculture Nutrition and Growth

Resumo

A pesquisa analisa o conhecimento da biologia de crustáceos de jovens de uma comunidade pesqueira de Baiacu, Bahia, construído através de seu cotidiano na lida com a pesca. Esses jovens também são alunos de uma escola pública. As atividades pesqueiras em Baiacu envolvem a captura de crustáceos de várias espécies. Já na escola, além da dificuldade de acesso, o ensino é desinteressante para aqueles que vivem da pesca. Os dados foram obtidos através de observação direta e atividades na própria escola, conversas informais e visitas à comunidade. Verificou-se que não há formas estáveis de diálogos entre os saberes tradicionais e escolares. De maneira que os saberes tradicionais, apesar de culturalmente relevantes, não são levados em conta quando se desenvolve o ensino na escola. Os prejuízos são evidentes para os dois mundos. Ao final, indicamos alguns caminhos que possam levar ao início de trocas entre esses dois campos de conhecimento.

Referência(s)