Artigo Acesso aberto Produção Nacional

OS MOOCS NO MUNDO: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS ONLINE ABERTOS MASSIVOS

2014; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v24i3.2705

ISSN

2236-0441

Autores

Josiane Pozzatti Dal Forno, Graziela Frainer Knoll,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No contexto da web 2.0 e da educação aberta, os MOOCs (Cursos Online Abertos Massivos) surgem como uma modalidade de cursos, ofertados de forma gratuita geralmente, para qualquer pessoa com acesso à internet e em qualquer lugar do mundo. O objetivo desta pesquisa é verificar como se apresentam os MOOCs na atualidade, descrevendo os cursos ofertados por diferentes plataformas em termos de: instituições credenciadas, país de origem, número total de cursos, idiomas e certificação. O levantamento quantitativo foi realizado entre agosto e novembro de 2013, com base nas plataformas: edX e OpenupEd. Os resultados demonstram certa homogeneidade nos cursos ofertados pela plataforma edX, especialmente em relação ao idioma e aos formatos empregados, o que pode ser explicado pela presença majoritária de instituições norte-americanas na plataforma, enquanto que, na plataforma OpenupEd, é constatada maior diversidade, verificada tanto nos idiomas, quanto nos formatos dos cursos.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2705

Referência(s)
Altmetric
PlumX