
Planejamento situacional na Estratégia Saúde da Família: atividade de integração ensino-serviço na enfermagem
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1983-14472010000100026
ISSN1983-1447
AutoresCarine Vendruscolo, Maria Elisabeth Kleba, Ivete Maroso Krauzer, Adriana Cristina Hillesheim,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoAtividade desenvolvida na disciplina Gestão e Gerência em Saúde Coletiva, oitavo período de Enfermagem da Unochapecó. Os acadêmicos foram desafiados a aplicar conhecimentos acerca dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde por meio da participação ativa no processo de Planejamento Estratégico Situacional junto a Estratégia Saúde da Família. Foram campos para atuação teórico-prática centros de saúde do município de Chapecó, Santa Catarina. Os estudantes vivenciaram o cotidiano dos trabalhadores, participaram de reuniões de equipe, visitas domiciliares e outras rotinas do serviço, para diagnosticar situações problema e desenvolver com a equipe de saúde os quatro momentos do planejamento estratégico situacional: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. A experiência consolidou a relação entre teoria e prática e contribuiu para a formação crítico-construtiva dos estudantes, que auxiliaram no enfrentamento dos problemas da equipe, além de oportunizar a interação ensino-serviço, por meio da convivência dos estudantes com os trabalhadores.
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