
Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática
2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300
ISSN2176-7262
AutoresValdes Roberto Bóllela, Maria Helena Senger, Francis Solange Vieira Tourinho, Eliana Amaral,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoProfessores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE) do inglês team-based learning (TBL) precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação desta estratégia educacional e a seqüência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o leitor na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. Existem quatro princípios fundamentais para o uso eficaz do TBL, que serão descritos, assim como o passo-a-passo para quem deseja organizar um curso inteiro ou algumas atividades (aulas), utilizando a aprendizagem baseada em equipes. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o TBL à sua prática de ensino/aprendizagem.
Referência(s)