Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300

ISSN

2176-7262

Autores

Valdes Roberto Bóllela, Maria Helena Senger, Francis Solange Vieira Tourinho, Eliana Amaral,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Professores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE) do inglês team-based learning (TBL) precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação desta estratégia educacional e a seqüência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o leitor na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. Existem quatro princípios fundamentais para o uso eficaz do TBL, que serão descritos, assim como o passo-a-passo para quem deseja organizar um curso inteiro ou algumas atividades (aulas), utilizando a aprendizagem baseada em equipes. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o TBL à sua prática de ensino/aprendizagem.

Referência(s)