
Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 34; Issue: 92 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622014000100004
ISSN1678-7110
AutoresMariana Brasil Ramos, Henrique César da Silva,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoApresentamos reflexões teóricas pertinentes à formação de leitores de ciências, tomando como exemplo a circulação, incluindo a midiática, e textualizações do tema "mudanças climáticas". As bases teóricas que compõem nossa visão sobre linguagem e ciências e articulam nossa defesa da necessidade de pensar a formação de leitores de ciências simultaneamente à formação em ciências provêm da Análise de Discurso de linha francesa e dos Estudos Sociológicos e Epistemológicos das Ciências. Buscamos compreender o audiovisual nas especificidades discursivas de seu funcionamento como espaço por meio do qual nossos estudantes constroem simultaneamente sentidos para as ciências, para as mudanças climáticas e para o vídeo. Para concluir, afirmamos a importância destes espaços e linguagens nas histórias de leituras dos estudantes e a necessidade de construirmos estratégias de ensino que englobem outras textualizações, no caso, audiovisuais, também como fins educacionais e não apenas como meios.
Referência(s)