Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em Transportes

2013; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4237/transportes.v21i2.686

ISSN

2237-1346

Autores

Carlos Alberto Prado da Silva, Heliana Barbosa Fontenele, Antônio Nélson Rodrigues da Silva,

Tópico(s)

Innovative Teaching Methods

Resumo

Este estudo testou um instrumento para avaliar os estilos de ensino adotados pelos professores em atividades de sala de aula. O processo começou com a identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores, neste caso, envolvidos em disciplinas de infraestrutura de transportes. O questionário desenvolvido por Felder e Soloman foi utilizado para obter o Índice de Estilos de Aprendizagem dos alunos e professores. Foi também o ponto de partida para identificar os estilos de aprendizagem alcançados pelos professores em sala de aula. Os resultados permitiram a identificação de incompatibilidades entre as preferências de aprendizagem dos grupos envolvidos e as estratégias adotadas pelos docentes para o ensino. Estas incompatibilidades foram percebidas em todas as dimensões, o que destaca a importância da abordagem. O estudo demonstra que, junto com os estilos de aprendizagem dos alunos e instrutores, a identificação de estilos de ensino apresenta potencial para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)