
Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre ciência e tecnologia
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73072011000100006
ISSN1980-6248
AutoresSuzani Cassiani, Irlan von Linsingen, Patrícia Montanari Giraldi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma, enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências, conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes entendimentos sobre ciência e tecnologia.
Referência(s)