Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola

2012; Intercom; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1809-58442012000200013

ISSN

1980-3508

Autores

Jefferson Cabral Azevedo, Fabiana Aguiar de Miranda, Carlos Henrique Medeiros de Souza,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.

Referência(s)