Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Referência: qual a referência e como evocá-la?

2002; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0102-44502002000300005

ISSN

1678-460X

Autores

Leonor Scliar-Cabral,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

Discutem-se problemas confrontados pelas teorias que tentam explicar a referência, em particular, a indeterminação. Contudo, categorias ontológicas e processos psicolingüísticos como o uso das pistas extra-lingüísticas e contextuais, ou do conhecimento compartilhado, permitem recuperar os sentidos específicos e infinitos de uma palavra e seus referentes. Os efeitos do letramento e da escolaridade sobre a estruturação e a evocação do significado são demonstrados empiricamente pelos dados de Monteiro, obtidos de 43 sujeitos. Duas estratégias preferenciais, embora não mutuamente exclusivas, foram observadas: a evocação de significados conceituais e de representação de eventos.

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