Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Somos todos iguais? Religião e renda no Censo 2010 (We are all equals? Religion and income in 2010 Censu’s) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1184

2012; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Issue: 28 Linguagem: Português

10.5752/p.2175-5841.2012v10n28p1184-1207

ISSN

2175-5841

Autores

Mauro Meirelles, Daniel Alves,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente texto versa e discute a tese ha muito defendida nas ciencias sociais de que haveria um predilecao dos pentecostais pelos pobres. Em outro tempo, houve mesmo e fez parte de seu processo constituinte enquanto uma religiao recente que precisava encontrar espaco para se expandir nos grandes centros urbanos. Contudo, com o passar dos anos essa predilecao foi mudando e o pentecostalismo adentrou no interior de outros estratos sociais de renda ganhando espaco e forca. O cuidado com os mais pobres, daqueles que percebem rendimentos inferiores a 1 salario minimo, nao foi deixado de lado, e ganhou espaco em seus templos o atendimento a individuos que situam-se nos estratos de renda que vao de 1 a 2 salarios minimos, alem de outros, mais abastados. A Igreja Catolica, por sua fez, ao mesmo tempo em que via seus fieis saindo pela porta de suas Igrejas investiu nesse segmento, os pobres, e tomou para si o lido para com estes. Dez anos se passaram deste o Censo de 2000 e, hoje, olhando para os dados da contagem censitaria de 2011, torna-se praticamente impossivel diferenciar, no que se refere a sua distribuicao nos diferentes estratos de renda, catolicos e pentecostais. Palavras-chave : Censo 2010. Religiao. Renda. Pentecostalismo. Catolicismo. Abstract This article examines and discusses the preference of Pentecostals for individuals of low income. The author affirms that such preference was true some time ago, but it has changed nowadays. Some years ago this new religion needed to find its space in large urban centers. However, through the years, their predilection for people with low income started changing and as the Pentecostalism got space and strength it started to move to others incomes population, mainly to the higher ones. Though, the assistance to that population whose incomes range below 12 minimum salaries per year wasn’t left aside, their assistance gained spaces in the temples. Not only low income got assistance but it was also provided to the ones who receive incomes around 12 to 24 minimum salaries per year. The Catholic Church, for its part, as it saw its faithful leaving the churches, it started to invest in the poor segment of society, by given them spiritual assistance. After ten years of the last census in 2000, looking at the new data released in 2011, it becomes quite impossible to make a difference in the distribution of Catholics and Pentecostals in different income strata. Keywords: Census 2010. Religion. Income. Pentecostalism. Catholicism.

Referência(s)