Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A passagem pelo sistema de ensino em três gerações: classe e gênero na segmentação do sistema de ensino

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 31; Issue: 111 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302010000200006

ISSN

1678-4626

Autores

Graziela Serroni Perosa,

Tópico(s)

Poverty, Education, and Child Welfare

Resumo

Este artigo analisa os investimentos educativos diferenciados, realizados por três gerações de famílias inseridas em um grupo socialmente privilegiado. A análise centra-se na discussão de como, de uma geração a outra, a passagem pelo sistema de ensino esteve na base dos processos de diferenciação social entre os indivíduos. O material empírico trabalhado foi obtido no quadro de uma pesquisa de doutorado, na qual identifiquei a escola de nível secundário e as trajetórias sócio-profissionais de oitenta e duas mulheres, ex-alunas de três escolas católicas de São Paulo. Discute se modificações estruturais, de longa duração, tais como a expansão do acesso ao ensino, o investimento crescente das meninas nos caminhos da escolarização e a conotação sexual dos percursos escolares. Por meio da comparação sistemática da passagem pelo sistema de ensino e de ingresso no ensino superior é possível verificar a maneira pela qual a ordem social foi transposta para o universo escolar definindo os horizontes possíveis para cada um.

Referência(s)