
ANÁLISE DA ACEITAÇÃO DE NÉCTARES DE GOIABA POR TESTES AFETIVOS E MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO
2008; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/s1981-36862008000100006
ISSN1981-3686
AutoresCarlos Alexandre Koguishi de Brito, Helena María André Bolini,
Tópico(s)Sensory Analysis and Statistical Methods
ResumoEste trabalho teve como objetivo verificar se existe diferença sensorial significativa ao nível de consumidor quanto à aceitação de 6 amostras de néctar de goiaba (Psidium guajava L.) adoçadas com sacarose, sucralose, ciclamato/sacarina 2:1, acessulfame-K, aspartame e estévia por testes sensoriais afetivos e análises estatísticas uni e multivariada. As amostras foram avaliadas por 120 provadores consumidores do produto, recrutados voluntariamente através de questionário de avaliação quanto à afetividade. Aplicou-se teste de aceitação com escala hedônica não estruturada de 9 cm para avaliação das amostras com relação à aparência, aroma, sabor, textura e impressão global. Os dados obtidos avaliados por dois métodos estatísticos distintos: o Mapa de Preferência Interno (MDPREF) e a análise de variância univariada (ANOVA) com comparação de médias pelo teste de Tukey. Os reultados da ANOVA mostraram que amostras adoçadas com sacarose, ciclamato/sacarina 2:1, aspartame e sucralose apresentaram aceitação significativamente superior (p≤0,05) com médias ao redor de 5,0 na escala hedônica. A amostra com estévia obteve menor aceitação, principalmente com relação ao atributo sabor com média (1,82) próxima a região da categoria “desgostei muitíssimo”. No presente estudo o MDPREF foi gerado pelas primeira e segunda dimensões de preferência, as quais explicaram em conjunto 72,82% das variações observadas entre as amostras com relação à aceitação. O MDPREF confirmou os resultados da ANOVA, indicando uma maior preferência dos provadores pelas amostras de néctar de goiaba adoçadas com sucralose e aspartame . Palavras-chave: aceitação, goiaba, mapa de preferência.
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