Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programas oficiais para formação dos professores da educação básica

1999; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 20; Issue: 68 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73301999000300003

ISSN

1678-4626

Autores

Maria Teresa Leitão de Melo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo analisa a formação dos professores da educação básica destacando dois eventos ocorridos na última década: a Conferência Mundial de Educação para Todos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Avalia os desdobramentos advindos dos referidos eventos e a sua influência nos programas oficiais de formação, criticando a tônica no aperfeiçoamento em serviço restrito a algumas áreas, de conteúdo fragmentado, aligeirado, sem repercussão na carreira docente. Contextualiza a formação no âmbito das políticas de valorização do magistério, categorizando-a como direito do professor. Lança o desafio de construir o perfil e a identidade do profissional da educação, considerando os atores que atuam na escola e têm vínculo com o trabalho educativo: professores e funcionários da educação, portadores do direito a uma formação includente e de qualidade social.

Referência(s)