
Espaços educativos na perspectiva da educação integral
2014; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127
ISSN2316-9125
AutoresIolene Mesquita Lobato, Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Carlla Barbosa de Morais,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.
Referência(s)