Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Espaços educativos na perspectiva da educação integral

2014; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127

ISSN

2316-9125

Autores

Iolene Mesquita Lobato, Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Carlla Barbosa de Morais,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX