Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A psicologia da Educação nos cursos de graduação em Psicologia de Belo Horizonte/MG

2013; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572013000200006

ISSN

2175-3539

Autores

Rita de Cássia Almeida Vieira, Ellen Rose Fernandes Figueiredo, Laís Gonçalves de Souza, Marina Castana Fenner,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O binômio formação/atuação profissional do psicólogo educacional/escolar é o que se discute neste texto. O debate é feito com base numa pesquisa que investigou o processo de formação desenvolvido nos cursos de Psicologia das instituições de ensino superior de Belo Horizonte/MG. O método utilizou-se de um conjunto de procedimentos: entrevistas com coordenadores de curso e professores da área em questão; análise de matrizes curriculares, ementas e planos de ensino; buscas nos sites das instituições estudadas; pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados, apesar de revelarem um processo de formação em mudança, também apontaram permanências e desafios que vêm sendo alvo de intenso debate na área da psicologia educacional/escolar.

Referência(s)