O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentes
2013; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14417/ap.726
ISSN2182-2980
AutoresAna Filipa Prata, Maria Barbosa‐Ducharne, Carlos Gonçalves, Orlanda Cruz,
Tópico(s)Child Welfare and Adoption
ResumoCompreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.
Referência(s)